Casa Brise
DETALHES DO PROJETO
Arquiteto
Ano
Área Construída
Localização
Foto
Guilherme Terra e Aline Faria
2016
Guilherme Terra
Guilherme Terra
LOCALIZAÇÃO
Inserida na turística região da Serra da Canastra e apenas a 20 minutos de Escarpas do Lago, a Casa Brise é um ambiente residencial de uso primário, localizado no Condomínio Cittá Campestre – o mais exclusivo condomínio fechado do município de Piumhi, Minas Gerais.
CONCEITO ARQUITETÔNICO
Este projeto é centrado na figura dos brises, os quais assumem múltiplos sentidos e funcionalidades. Na parte frontal, a estrutura em brise remete à influência da luz solar, ao mesmo tempo em que mimetiza as aberturas (vidros e portas). A sua aplicação frontal produz um efeito de fachada cega, o que garante privacidade e uma arquitetura minimalista.
O uso do concreto dá peso à estrutura e o conecta diretamente à sua fundação, como um bloco monolítico. Esse tipo de material assegura uma estética austera e atemporal, gerando um equilíbrio com a energia que emana da luz solar. A coroa de estrutura metálica em balanço na fachada dá um toque de modernidade e imponência, prenunciando a amplitude da sala de estar, em pé direito duplo.
INTERIOR
Com base no formato em L, a Casa Brise faz um convite à socialização formal numa imponente sala para dois ambientes, com pé direito duplo e uso de efeito de cimento queimado nas paredes principais, trazendo a austeridade do concreto da parte externa para o living. Uma das paredes da sala é feita inteiramente de amplas esquadrias de alumínio e vidro, que se abrem complemente para a área social externa, composta por uma piscina e área gourmet.
De volta aos ambientes internos, este projeto substitui a popular cozinha americana por uma cozinha privativa com uma grande ilha central, funcionando de forma independente do living social. A conexão com a área íntima é feita por um corredor semiaberto, com um jardim de inverno percorrendo uma das laterais. O uso da vegetação e da luz natural proporciona leveza a um ambiente mais isolado, mimetizando a vegetação externa e a aproximando das suítes.
"Neste projeto, os brises constroem o conceito de discrição e privacidade que permeia todos os ambientes. Embora os ambientes sejam integrados pelo uso de uma planta aberta e de materiais leves, como vidros e paisagismo interno, elementos estruturantes criam um sentido de separação e segmentação de ambientes. Alguns desses elementos arquitetônicos, como o uso do formato em L e brises que se estendem até o teto, dão flexibilidade para integrar e separar, a depender das necessidades e ocasiões" – Guilherme Terra (arquiteto)