Casa Canyons
DETALHES DO PROJETO
Arquiteto
Ano
Área Construída
Localização
Foto
Guilherme Terra e Aline Faria
2018
LOCALIZAÇÃO
A Casa Canyons é uma casa de veraneio no Condomínio Cidade dos Canyons, em São João Batista do Glória, Minas Gerais. Localizado às margens do Lago de Furnas, no conhecido “Mar de Minas”, o condomínio fica em meio a locais repletos de espetáculos da natureza, ar puro, água em abundância, tranquilidade absoluta, encantos naturais, cachoeiras, serras e vento fresco, um ambiente ideal para o convívio social e familiar reunindo conforto, lazer, comodidade e infraestrutura de ponta em um só lugar.
A Cidade dos Canyons fica próximo ao Balneário de Escarpas do Lago e outros marcos turísticos da região (os Canyons, a Cascatinha, a Lagoa Azul, o Vale dos Tucanos, a Ponte do Rio Turvo e o Paraíso Perdido). Ao redor do Condomínio destacam-se os Canyons, formações rochosas com mais de 20 metros de altura que revelam cenários surpreendentes e belíssimas cachoeiras. É parte do município de São João Batista do Glória divisa com Capitólio, e está dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra, a cerca de 80 km da nascente do Rio São Francisco e da belíssima Cachoeira Casca D’anta, com quase 190 metros de queda.
IMPLANTAÇÃO
As casas de veraneio construídas nas cercanias da represa foram implantadas de modo a aproveitar as inúmeras opções de atividades náuticas recreativas presentes no local. Em geral, as casas estão situadas o mais próximo possível da linha d´água para que possam ter acesso rápido e exclusivo à represa. A Casa Canyons combinou a localização típica das casas da região com as possibilidades geradas por um terreno de forte declividade às margens da represa de Furnas.
CONCEITO ARQUITETÔNICO
Para tirar máximo proveito da vista ampla da represa e respondendo à demanda do cliente, utilizamos a grande declividade do terreno para projetar uma casa de 3 pavimentos (com um total de 1145m² de área construída), cobrindo toda a extensão da declividade até a margem da represa. Optamos neste projeto por usar revestimento em pedra para camuflar a casa na paisagem, já que a região é caracterizada por grandes formações rochosas em formas de Canyons.
No piso superior estão localizados a garagem e o hall de entrada. No piso intermediário fica toda a área intima, como um estar íntimo, quatro semi-suites que dão para um pátio com paisagismo interno e quatro suítes principais com ampla vista da represa.
No andar inferior está implantada a área de lazer, possivelmente o local de maior uso dos proprietários em função de uma casa de veraneio às margens de uma represa. Neste andar foram ainda projetados vários espaços complementares: uma sala de estar, cozinha com área gourmet, área de serviço, espaço kids, vestiários, sauna e piscina. Um elemento importante foi a criação de um deck de madeira, que conecta a piscina com a casa e a represa. O deck foi pensado para simular sensação de um píer privado. Outro elemento que se baseia no mesmo princípio de unificação foi o desenho de uma piscina com borda infinita, o que dá a sensação de que a represa e a piscina estão diretamente conectadas.