top of page

Casa Moledo

DETALHES DO PROJETO

Arquiteto

Ano

Área Construída

Localização

Foto

Guilherme Terra

2022

Guilherme Terra

Guilherme Terra

LOCALIZAÇÃO
A Casa Moledo é uma casa de veraneio, localizada no condomínio Boa Vista Residencial, na cidade de Brumadinho, interior de Minas Gerais.

IMPLANTAÇÃO

A partir das visitas iniciais ao local de projeto, identificamos a potencialidade cênica da Serra da Moeda, que domina a paisagem do condomínio. Percebemos, inclusive, que a vista da Serra era mais ampla e desobstruída a partir do ponto mais elevado do terreno, devido à suave declividade da sua topografia.

INSPIRAÇÃO
A Casa Moledo teve como inspiração arquitetônica o projeto do condomínio, assinado pelo arquiteto espanhol Marc Tur Torres. Com base em uma arquitetura de linhas retas e simples, a residência é marcada pelo uso de materiais naturais e pela rusticidade da pedra moledo, a qual dá nome à obra.

CONCEITO ARQUITETÔNICO
O conceito da Casa Moledo reflete o ambiente de transição entre o Cerrado Mineiro e a Mata Atlântica. Ao se deparar com a vista frontal da casa, tem-se a sensação de uma vegetação que cresce em meio à rusticidade das pedras. A lateral social da residência foi projetada em formato de passarela de modo a unir a experiencia do cerrado, predominante na frente do lote, à exuberância da vegetação tropical, que caracteriza a parte posterior da casa.

O conceito de transição perpassa também o interior da residência. A porta de entrada é construída em torno de um bloco de pedras, que se estende pelo corredor íntimo. A rusticidade das paredes de pedra, que remetem a ruínas e abriga uma adega climatizada em formato de “cave”, vai gradualmente cedendo espaço para a luminosidade trazida pelo uso de zenitais. O final do corredor, iluminado pela combinação de paredes brancas e luz natural, abre-se completamente para uma ampla área que combina cozinha, sala de jantar e de estar. A lateral e o fundo da área social interna fazem uso de amplas esquadrias de vidro, permitindo que a imponente vista da Serra da Moeda funcione como um quadro paisagístico natural.

PAISAGISMO
Ao invés de pensar o projeto arquitetônico e incorporar elementos paisagísticos, o ambiente externo natural e o paisagismo moldaram a estrutura da obra, resultando em uma casa linear e aberta, em que o ambiente externo representa mais do que uma mera extensão do ambiente interno. A parte posterior da casa é marcada por uma ampla área gramada na face de maior insolação, com uso massivo de tipos de helicônias e palmeiras areca-bambu, numa interpretação da volúpia da vegetação tropical. A escolha das espécies foi pensada para que a vegetação ganhe contornos e volumes distintos com o passar do tempo e das estações.

bottom of page